Home - Contato - Links

16 de dezembro de 2011

Alabastro e Nardo

Nardo é uma planta aromática que pode ser cultivada e dela se retira o óleo essencial de nardo empregados na indústria de perfumaria, cosméticos, também usado para unção em várias religiões pelo fato de que o seu nome está na Bíblia que a essência de nardo foi usado por Jesus.

Vaso de Alabastro
“Seis dias antes da páscoa, Jesus chegou a Betânia, onde vivia Lázaro, a quem ele ressuscitara dentre os mortos. Ofereceram-lhe ali um jantar. Marta servia, e Lázaro estava entre os que se reclinavam à mesa com ele. Então Maria tomou uma libra de um nardo puro, um perfume muito caro, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com seus cabelos. E toda a casa se encheu com a fragrância do perfume”. (João 12.1-3)
Faltavam poucos dias para a páscoa e Jerusalém fervilhava. O povo chegava de toda a parte para celebrar a grande festa. Na época de Jesus havia cerca de 50 mil habitantes em Jerusalém. Este número aumentava para cerca de 200 mil na época da páscoa. Jesus decidiu se afastar daquela confusão, e foi passar a noite em Betânia, cidade situada cerca de 3 km a leste de Jerusalém. Lá, Jesus visitou Simão, antes conhecido como “o leproso”, que o recebeu com prazer e lhe serviu uma boa refeição. Nesta época era comum as mesas serem baixas, pouco acima do chão. Por isso, as pessoas se sentavam no chão, e reclinavam-se à mesa. E lá estava Jesus, reclinado à mesa e cercado de amigos.

Marta servia a todos, enquanto seu irmão Lázaro estava sentado junto com seu amigo Jesus. De repente, Maria, irmã de Marta e de Lázaro, entrou no lugar onde Jesus estava. Ela se aproximou de Jesus carregando um vaso de alabastro contendo uma libra de nardo puro (Jo. 12:3) e quebrou o vaso, derramando o bálsamo sobre a cabeça Dele (Mc. 14:3).

O perfume era tão intenso que encheu toda a casa (Jo. 12:3). O nardo era um bálsamo raro extraído de uma planta nas regiões do Himalaia (Índia), e sendo um produto importado de longa distância era um artigo caro e raro. A quantidade citada na Bíblia (“uma libra”) equivale a cerca de 326 gramas. Este bálsamo poderia ter sido vendido por 300 denários (Mc. 14:5). Naquela época, um trabalhador recebia um denário por um dia de trabalho. Assim, o nardo derramado por Maria valia praticamente o salário de um ano de trabalho. Com este ato, Maria estava declarando que Jesus é mais precioso do que o mais puro nardo.

Nesta história, uma das muitas lições que podemos aprender é a importância de quebrar o vaso. Em Mc. 14:3 diz: “... e, quebrando o alabastro...”. Por que Maria quebrou o vaso? Era mesmo necessário quebrá-lo? Ele não poderia ter sido poupado? Não seria possível derramar o bálsamo sem quebrar o vaso? Na verdade, não! Observe a foto inserida no início deste texto. Esta é uma imagem de um vaso de alabastro encontrado em Canaã (Israel) datado de aproximadamente 1400 – 1200 a.C.

O alabastro é uma variedade do gesso, e era muito usado para fazer pequenos vasos. O vaso de alabastro era pequeno, com cerca de 14 cm de altura. Seu corpo era redondo, e ia afinando até o gargalo. Possuía uma pequena alça para que pudesse ser carregado preso ao cinto. Ele era selado (ou tampado) no gargalo para que o bálsamo não se perdesse e também para que o perfume fosse preservado. Desta forma, para usar o bálsamo, a pessoa tinha que quebrar o vaso. Para facilitar a quebra e para não correr o risco de quebrar demais o vaso e perder todo o bálsamo, o vaso possuía umas ranhuras em forma de espiral na altura do pescoço. Estas indicavam o local onde o vaso deveria ser quebrado e serviam também para facilitar a quebra. Como o vaso tinha que ser quebrado, não poderia utilizar apenas metade do bálsamo e guardar a outra metade. Era necessário usar todo o bálsamo de uma vez só. Por este motivo, o vaso de alabastro era pequeno, pois era a medida exata para caber uma quantidade suficiente para ser aplicada uma única vez.

O vaso de alabastro é criado justamente para isso. Ele é formado para guardar um bálsamo precioso, e sabe que terá que compartilhá-lo com as pessoas. O vaso de alabastro sabe que quando chegar o momento do bálsamo ser derramado, ele será quebrado. Mas isso não lhe causa dor, pelo contrário, ele sente prazer porque ao ser quebrado o perfume do bálsamo se espalhará pela casa toda, e todos sentirão o suave odor daquela fragrância. Ser quebrado não é o ponto mais baixo da história do vaso de alabastro. Pelo contrário. É o ponto mais alto. É para isso que ele foi criado.

Sabe, nós somos como o vaso de alabastro. Todos nós temos esse bálsamo dentro de nós. Segundo a Bíblia, nós somos o suave perfume de Cristo. Não podemos trancá-lo ou escondê-lo. Ele precisa ser compartilhado. Precisamos deixar que o vaso seja quebrado, para que o bálsamo seja derramado. Só assim, todos sentirão o seu suave perfume. Não lamente quando você for quebrado. Não lamente pela quebra do velho vaso. Preste atenção ao perfume que o Senhor está derramando em sua vida e através dela.

“Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento. Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem.”


Por Andrea Cherfan

43 comentários:

Anônimo disse...

caralho

Anônimo disse...

Se coverte terra seca
Otimo esse estudo mim ajudou bastante = )

Anônimo disse...

Deploravel, pobre de alma e esquizofrenico...

Marcyn disse...

O alabastro extraido do interior das cavernas pois o seu local de extraçãopor vezes é de dentro de uma caverna onde se forma as (estalactites e as estalacmites). O artesão ele retira do encontro dessas duas formações naturais da natureza o alabastro e assim o molda. Deus nos retira de dentro da caverna, da frieza do mundo, do lugar escondido onde estavamos sem a presença do sol da justiça e assim nos molda. Somos como o alabastro! E o nardo puro é colhido nos altos do himalaia nas regiões mais inóspitas do planeta e lugar conhecido apenas por poucos homens. Alto do himalaia, montes fala do buscar do homen naquilo que é eterno o nardo fala do espirito santo em nossas vidas, é o que nos dá o bom perfume de Cristo é vindo do monte daquilo que poucos homens alcançaram. Para que se tenha o nardo puro, (O Espirito Santo de Deus) Tem que subir ao monte, buscar no que é eterno. Aquela mulher gentilica naquele momento como que profeticamente ela demonstra o que havia alcançado no entendimento de se chegar a Jesus. Essa mulher com o vaso de alabastro demonstra a ação da igreja aos pés do Salvador. Mulher gentilica é o tipo da igreja diante do Senhor, o Vaso de Alabastro são as nossas vidas formadas do que veio do alto da Estalactite que gotejou para que a Estalacmite fosse formada e na junção o artesão que o Senhor nos deu forma. Gotejar da rocha que é Jesus. fomo feito imagem e semelhança... Frágeis mas agora formados da maneira que Deus queria. Fomos eleitos pela pré-ciência de Deus pai e agora chamados para uma obra. O Vaso cheio do nardo, nossas vidas cheias do Espirito Santo de Deus... Ali naquele momento quebrados diante do Senhor. Um momento maravilhos de derramar das lágrimas daquela mulher diante do Senhor. A igreja chora por Jesus, derrama seus sentimentos diante do Senhor. Pelos olhos do mundo o tipo daqueles que ali achavam desnecessário aquela atitude e que como hoje também acham perda de tempo chorar diante do Senhor, nós como servos nos derramamos diante do Senhor o nosso Salvador.

Unknown disse...

Maravilhoso me edificou muito

Anônimo disse...

Lucas 23.34: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem...
(eu)E muito menos nao sabem o que dizem...

Anônimo disse...

Sonhei que Deus mandava me diz: Que eu era um vaso de alabastro.

Anônimo disse...

Parabéns, rico e edificante estudo .

Unknown disse...

me edificou muito irei fazer uma peça com essa historia obrigado meu DEUS

Unknown disse...

Belo estudo, me edificou bastante!

Anônimo disse...

Verdade um estudo muito bom .... Mais tem sempre uns que se acha melhor do que os outros e coloca ...Pai perdoa-lkes pois não sabem o que fazem...

Unknown disse...

Muito Bom, mas existem duas situações semelhantes, mas não são com as Mesmas pessoas, o texto de João cap. 12, é com Maria, irmã de Marta e Lazaro, e o texto de Marcos cap. 14, é com Maria Madalena, as duas ungiram a Jesus com o Perfume, mas a casa era diferente, os Simãos não eram os mesmos, e o tempo de uma passagem a outra era distante, como disse o estudo é muito bom, mas o texto base de João não fala em "Vaso de Alabastro".

Unknown disse...

Parabens pelo entendimento.. continue assim que Deus te abencoe cada vez mais... se vier criticas e pq esta no caminho

Anônimo disse...

Muito obrigado me ajudou muito Deus os abençoe

Anônimo disse...

Maravilhoso!
Espetáculo do pai criador.
De tudo e toda suas obras! !
Glórias. Glórias. .

lucy disse...

Senti o perfume do nardo e fiquei encantada. Entra dentro de nós e dá um bem estar agradável. Estudo maravilhoso esse aí de cima. Obg Unknown, Deus te guarde.

Anônimo disse...

bom, muito bom ,e tanbem muito profundo ,impossivel ter o Espirito Santo de Deus e não se alegrar com tal fato .A paz a tudos ....

WebPalavra disse...

a uniao do vaso de alabrasto com o nardo puro quando se unem e chega o momento de ser querbrado o resultado sera que toda casa sera impactada pelo seu poder. fiquem na paz muito lindo

Anonimo disse...

Geralmente quando alguém tem esse tipo de comportamento e por que não tem a verdade implantada dentro de si caso contrário não dirá uma palavra tão vulgar desas num site abencoado deses que tem trazido grande crecimento espiritual para seus internautas pois quem é conhecedor do evangelio genuíno e liberto. fica a dica.

véio jorge disse...

este que se diz aninimo e achou ridiculo ,não conhece nada da Biblia ,,temos que ter pena ,,eu achei um estudo muito valoroso ,porque ,agora eu sei quem foi as ,Marias, a que derramou na cabeça, e nos pés. Sei que ambas foram em Betania ,,só que em épocas diferente ,sei o que ,e alabastro ,e o que é nardo, muito bomestudo, parabens fico agradecido ,,,

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Deus o abençoe cada vez mais Pastor estarei ministrando esse texto e foi muito importante este conteúdo para explanar mais minha pregação.

Unknown disse...

Parabéns ao autor do estudo sobre nardo e alabastro. e parabenizo à pessoa que escreveu a analogia abaixo sobre o local onde é encontrada a matéria prima para o alabastro.
Deus os abençoe.

Anônimo disse...

Muito edificante. Conhecia a passagem bíblica mas nunca tinha visto a foto do vaso e nem sabia do que era feito. Estudo muito esclarecedor. Que Deus continue te abençoando.

Unknown disse...

Muito rica essa informação. Mas vale ressaltar qual a importância do óleo essencial nessa passagem, e na vida dos que viviam naquela época. São ensinamentos muito profundos e importantes. Que se levados a sério trariam muitos beneficios a vida da humanidade atualmente. O Nardo, óleo em questão, tem uma preciosidade indiscutível, não apenas pelo seu difícil acesso, mas pelo seu poder nos fazer mais humanos, ter o espírito mais elevado, iluminar-se, trabalhar o amor e o perdão. Maria não quis provar o valor financeiro do óleo ou mesmo de Jesus, mas sim livra-lo das suas dores da alma. Para que ele ficasse menos aflito, devido ao sofrimento que o esperava.

Unknown disse...

muito mais que edificante , é muito importante sabermos detalhes de fatos da bíblia para abrir ainda mais a nossa mente no entendimento do do que estamos lendo.eu sei que é Santo , não sabia como era feio.
Deus te ilumine cada dia mais!

Anônimo disse...

Parabéns, maravilhosa explicação sobre um assunto tão rico! Deus continue a te abençoar.

Unknown disse...

Deus abençoe

Unknown disse...

Tremendo gostei e aprendi Deus seja louvado

Unknown disse...

Muito bom o estudo...como é bom aprender de Deus..

Unknown disse...

Cada palavra da bíblia é um ensinamento para vida toda e de quem vive na prática da palavra.

Unknown disse...

Boa espricasao apredie muito

Unknown disse...

Maravilhoso

Unknown disse...

O interessante é que para mostrar o interior e sua essencia .e preciso quebrar o vaso ex jeremias 18.Deus abençoe a todos

Unknown disse...

Muito bom esses ensinamentos.Edificante

Unknown disse...

Vdd.
Maria viu o que praticamente ninguém conseguiu ver.. .
Até o momento em que o ato de sua total entrega ficou conhecido.

Nota .
Devemos adorar mais e criticar menos.
Como fazer isso?
Não tire os olhos de Jesus .

Unknown disse...

E seu vaso não será quebrado em vão

Evangelista Mark disse...

Parabéns amigo! Obrigado por compartilhar conosco Nessa maravilhosa Palavra!
Pr.docinho
DF,Bsb

Marcelo Lanza disse...

Andrea Cherfan, minha eterna professora de Arqueologia biblica, oque dizer??? Simplesmente perfeita como sempre foi. Marcelo Lanza

Unknown disse...

Tudo que eu precisava

Subsidio EBD Egberto Junio disse...

Estudo bíblico edificante. Deus abençoe

Daniel Marcos - Ilha do Governador - RJ disse...

Gostei, bastante profundo!!!

ISAIAS 58: 6/11 PROMESSAS PARA O JUSTO

     Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixe...